CARNE VERMELHA ESTÁ LIGADA A MAIOR RISCO DE MORTE POR VÁRIAS CAUSAS

Enviado por Redação em qua, 07/06/2017 - 16:02

DE ACORDO COM UM ESTUDO AMERICANO, COMER MAIS CARNE VERMELHA ESTÁ ASSOCIADO A UM RISCO MAIOR DE MORRER DE OITO DOENÇAS COMUNS, INCLUINDO CÂNCER, DIABETES E DOENÇAS CARDÍACAS, ASSIM COMO OUTRAS CAUSAS DE MORTE.

PESQUISADORES AVALIARAM INFORMAÇÕES DE 534 MIL ADULTOS COM IDADES ENTRE 50 E 71 ANOS E DESCOBRIRAM QUE AS PESSOAS QUE CONSUMIRAM MAIS CARNE VERMELHA TIVERAM UM RISCO 26% MAIOR DE MORRER POR CAUSAS VARIADAS DO QUE AQUELAS QUE COMERAM MENOS CARNE VERMELHA.
A PESQUISA FOI PUBLICADA ESTE MÊS NA REVISTA ESPECIALIZADA "BRITISH MEDICAL JOURNAL".

PESQUISADORES ACOMPANHARAM A SAÚDE E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE PESSOAS DE SEIS ESTADOS AMERICANOS E DUAS ÁREAS METROPOLITANAS POR 16 ANOS.
ELES ANALISARAM OS DADOS COLETADOS SOBRE CONSUMO TOTAL DE CARNE, CONSUMO DE CARNE VERMELHA PROCESSADA E NÃO-PROCESSADA E CARNE BRANCA.
CARNE VERMELHA INCLUIU BOI, CARNEIRO E PORCO. JÁ CARNE BRANCA INCLUIU FRANGO, PERU E PEIXE.

ELES OBSERVARAM MORTES POR NOVE CAUSAS, INCLUINDO CÂNCER, DOENÇAS CARDÍACAS, AVC E DOENÇAS CEREBROVASCULARES, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, DIABETES, INFECÇÕES, ALZHEIMER, DOENÇA DE RIM, DOENÇA CRÔNICA DE FÍGADO E TAMBÉM TODAS AS OUTRAS CAUSAS.

ALGUNS INGREDIENTES NA CARNE VERMELHA, INCLUINDO COMPONENTES CONHECIDOS COMO NITRATOS E UM TIPO DE FERRO PODEM AJUDAR A EXPLICAR POR QUE ELA ESTÁ LIGADA A UMA MAIOR TAXA DE MORTALIDADE.

SEGUNDO O MÉDICO JOHN POTTER, DO CENTRO DE PESQUISA EM SAÚDE PÚBLICA DA MASSEY UNIVERSITY NA NOVA ZELÂNDIA, O PONTO CHAVE EM TUDO ISSO É QUE O NÍVEL ATUAL DO CONSUMO DE CARNE, NA MAIOR PARTE DO MUNDO DESENVOLVIDO E DE FORMA CRESCENTE EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, NÃO TEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA HUMANA.
E OS RESULTADOS DO ESTUDO DEVEM REFORÇAR A NECESSIDADE DE DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE VERMELHA.