Louvação ao intercâmbio musical entre Brasil e África

Enviado por Anderson Cacilhas em qua, 30/01/2013 - 17:25

No próximo sábado (2), o músico Fábio Carvalho, o Grupo Cultural Manguerê e convidados apresentam o show Africanismo, na Vila de Manguinhos, a partir das 19h30.

O repertório será marcado pela diversidade rítmica, resultado de um intercâmbio sonoro entre a África e o Brasil. Quem for ao balneário, na Serra, vai poder ouvir congo, maracatú, afoxé, samba, ciranda e aguerê. O evento vai contar, ainda, com estilos como samba rock, funk e Rap.

Músicas como “Ajuda eu Tambor”, colhida das bandas de congo do Espírito Santo; “Quantas Lágrimas”, samba de raiz composto por Manacéia; e uma versão funkeada de “Sorriso Aberto”, de Jovelina Perola Negra, farão parte do show, que tem como propósito preservar e divulgar a música negra.

O Grupo Cultural Manguerê é formado por oito jovens com idades entre 17 e 22 anos, da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro, em Vitória. O grupo faz parte do projeto “Manguerê - Ponto de Cultura do Brasil”, desenvolvido pelo Centro Cultural Caieiras, onde são estudados os ritmos regionais brasileiros, assim como a cultura Hip-Hop e a fusão de todas estas sonoridades.

O show Africanismo vai contar, ainda, com a Banda de Congo de Manguinhos, na abertura do evento, e a tradicional Batucada de Manguinhos, que encerra a noite. Além disso, estarão no evento o guitarrista Moises Nascimento, o baixista Tércio Nascimento, o trombonista Joab Reis e o trompetista Aurenir.